FAQ - Ensino Não Presencial

Senhores responsáveis e queridos alunos!

 

Na terça-feira, 02 de junho, retomamos o Ensino não Presencial após um período de 15 dias de recesso para o Ensino Fundamental e Ensino Médio. Alinhados com os nossos valores, em especial o estudo, organizamos o nosso Calendário Escolar e reestruturamos o Sistema Avaliativo. 

A partir das dúvidas enviadas pelos responsáveis e alunos às nossas redes sociais, estruturamos este documento no formato de perguntas e respostas. 

 

  1. O ano letivo pode ser cancelado?

 

A escola não pode determinar o “cancelamento” de um ano letivo. 

O que podemos e estamos fazendo é a reorganização dos processos e a adaptação de nossa Proposta Pedagógica ao modelo de ensino autorizado para o momento. Toda essa adaptação está embasada nas orientações dos Conselhos Nacional e Estadual de Educação.  

Nesse sentido, estamos trabalhando e oferecendo todas as condições para que os nossos alunos tenham o aproveitamento e o desenvolvimento dentro deste ano. Dessa forma, estamos incansavelmente propiciando que nenhum aluno seja prejudicado e possa garantir a sua conclusão. 

 

  1. Se eu tirar meu filho da escola este ano e rematricular em 2021, então ele terá que repetir a série em que estava em 2020? 

 

Para o Infantil 4 até a 3ª série do Ensino Médio, se o aluno sair da escola em 2020 sem concluir o ano letivo, significa que em 2021 ele precisará se matricular novamente na mesma série. Porém, alertamos para o fato da obrigatoriedade em se manter a criança em idade escolar matriculada em instituição de ensino. 

 

  1. Por que as “aulas ao vivo” não ficam disponíveis para serem assistidas a qualquer momento? 

 

Todos os que participam das aulas ao vivo (alunos, professor, familiares) possuem direito de imagem e de voz. Por esse motivo, não podemos divulgar as gravações dessas aulas. 

 

  1. Sobre a Educação Física: as aulas para o Ensino Fundamental, 2° ano, não podem ser no estilo dessas lives de ginástica que são disponibilizados na internet? Por exemplo: brincadeiras com todos de pé, incluindo o professor? Essa é uma disciplina que tem sido pouco abordada nas discussões também.

 

Agradecemos a sugestão! Já encaminhamos para a Supervisão de Educação Física para que possamos diversificar ainda mais as nossas aulas. 

 

  1. As provas da 1ª série do Ensino Médio serão on-line? E as provas dos demais anos? 

 

O calendário de provas será divulgado em breve no Portal Eleva e as suas datas serão mantidas independentemente de retorno presencial. 

Sendo assim, para todas as turmas, se o retorno não tiver acontecido completamente, as  provas marcadas serão on-line. Para cada instrumento a ser aplicado, os alunos serão orientados com antecedência para se organizarem. 

 

  1. Qual critério será utilizado para “descartar” os conteúdos que não caberão no tempo do ano letivo? 

 

A análise é realizada tomando o que é fundante na série. 

Esse conteúdo essencial (indispensável) será priorizado e retomado neste ano, bem como será foco dos instrumentos avaliativos. Os demais conteúdos que podem ou não serem visitados este ano, serão alvo de retomadas e aprofundamento em outros momentos. 

 

  1. Vocês acreditam que todos os alunos serão aprovados este ano, e que o próximo ano terá que ser revisto para que eles não sejam reprovados?

 

Acreditamos que todos os alunos que se dedicarem para o seu desenvolvimento serão aprovados. O planejamento pedagógico do ano seguinte precisará ser revisto não para que o aluno não seja reprovado, mas para que o seu desenvolvimento possa acontecer e possamos resgatar conceitos deste ano. 

Sugerimos, neste momento, que todos os estudantes e seus familiares se concentrem no aproveitamento e na utilização de todas as ferramentas que fornecemos para facilitar a aprendizagem. A aquisição e a construção de conceitos são mais relevantes e merecem mais atenção do que a possível aprovação ou reprovação. Os nossos esforços se inclinam para auxiliar a todo aluno no seu desenvolvimento. 

 

  1. Como garantir que as provas realmente serão feitas pelos alunos? 

 

Não temos como garantir e cada família deverá nos ajudar com a conscientização de seus filhos. Todos devem ter a clareza que o propósito da avaliação é averiguar/mostrar o que ele ainda precisa melhorar ou aprender naquela disciplina. Se um aluno não for honesto na realização de uma avaliação, então o seu resultado não contribuirá para que possamos ajudá-lo. 

Neste momento, o mais importante é a participação no processo ensino-aprendizagem. A avaliação qualitativa impactará ainda mais neste ano, se existir comprometimento do aluno nesse processo. 

 

  1. Qual é o critério que adotaram para avaliar o que foi aprendido pelos alunos, neste novo método?

 

A nova modalidade exige ainda mais instrumentos capazes de identificar lacunas. Sendo assim, toda a configuração do nosso Sistema Avaliativo está direcionada a essa análise e levantamento de possíveis dificuldades. Ao longo dos dois ciclos, aplicaremos, em especial, testes diagnósticos que têm por objetivo essa avaliação. 

 

  1. Qual o horário devemos seguir, o das aulas on-line ou do Portal Eleva de atividades?

 

Os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (1º ao 5º Ano) receberam por meio de comunicado no Portal Eleva os horários das aulas ao vivo. Já os alunos do Ensino Fundamental (6º ao 9º Ano) e Ensino Médio receberam por meio do Google Sala de Aula os horários das aulas ao vivo, bem como das aulas on-line. 

Caso tenha qualquer dúvida, pode-se solicitar ao Coordenador da Unidade e ele enviará por e-mail o horário que está em vigor. Vale destacar que, para todos os segmentos, estamos utilizando o horário oficial que era aplicado antes da suspensão das aulas presenciais. 

 

  1. O boleto de serviços vai ser cancelado?

 

Os serviços já estão cancelados.  Apenas estão mantidas as cobranças de eventos, pois, eles acontecerão, ainda que de forma remodelada.

 

Escrito por:
Coleguium Rede de Ensino


Posts relacionados: