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alunos com livros nas mãoes dispensando o uso de celular nas escolas

Uso de celular nas escolas: saiba o que mudou

Com a Lei sobre o Uso de Dispositivos Eletrônicos Portáteis nas escolas, que foi sancionada a partir do dia 13 de janeiro de 2025, torna-se proibido o uso de celular em todas as etapas de ensino básico (educação infantil, fundamental e ensino médio). Para muitos educadores, alunos e responsáveis, surgem dúvidas sobre os impactos dessa medida na rotina escolar e como equilibrar o uso da tecnologia com o aprendizado. Vamos explorar esse tema, analisar os motivos por trás das proibições e as soluções para garantir um bom aproveitamento da tecnologia sem comprometer a educação. A crescente presença do uso dos celulares nas escolas Quase todos os estudantes possuem algum tipo de aparelho celular, seja smartphone, tablet ou outro dispositivo. Isso tem se tornado uma realidade que precisa ser levada em consideração no processo educacional. Por um lado, a tecnologia tem o poder de melhorar a aprendizagem, fornecer acesso a informações instantâneas e até mesmo engajar mais os estudantes. Mas, por outro lado, os celulares podem se tornar uma grande distração. À medida que os alunos começam a usar seus celulares durante as aulas para acessar redes sociais, jogar jogos ou enviar mensagens para amigos, os educadores começam a questionar o impacto desses dispositivos no ambiente escolar. Por isso, a Lei adotou políticas para restringir o uso dos aparelhos durante o horário de aula. Como o uso de celular pode ser prejudicial aos alunos? Não só durante as aulas, nas quais agora é proibido o uso de celular, as telas têm se mostrado um problema. Estudos indicam […]



Coleguium inicia o ano letivo com Congresso e Semana Pedagógica em Minas Gerais e no Pará

Para o início de todo ano letivo tem sempre muita preparação, planejamento e alinhamento e, em 2025, não seria diferente. Nas nossas unidades, tanto de Minas Gerais quanto do Pará, as aulas já foram iniciadas e seguem a todo vapor e, para que tudo fosse iniciado da melhor maneira possível, o time Coleguium se organizou em dois momentos anteriores ao início das aulas para deixar tudo pronto para a chegada dos alunos e famílias. Congresso Pedagógico O Congresso Pedagógico é um evento dedicado à discussão de questões essenciais sobre ensino e aprendizagem, e promove a troca de boas práticas e inovações nas áreas da Educação e Pedagogia. Este momento, além de marcar oficialmente a abertura do ano letivo, proporciona uma oportunidade para o alinhamento entre as lideranças educacionais da Rede e das unidades quanto aos direcionamentos estratégicos para o trabalho a ser desenvolvido ao longo do ano. O evento, que aconteceu nos dias 12/01 no Pará e nos dias 25 e 26/01 em Belo Horizonte, para as unidades de Minas Gerais, contou com a participação da Diretora Geral Daniele Passagli, e da Diretora de Ensino, Rani Cocenza, que trouxeram as diretrizes do Coleguium para 2025 em um momento de formação das lideranças educacionais, incluindo diretores, supervisores, coordenadores pedagógicos e analistas/assistentes que atuam diretamente na rotina dos nossos estudantes dentro da escola. Semana Pedagógica Já a Semana Pedagógica, evento que aconteceu posteriormente ao Congresso e também realizado em Minas e no Pará, permitiu o desdobramento dos temas trabalhados no Congresso Pedagógico aos professores. Na Semana Pedagógica, quase […]



Projeto pedagógico: o que é e qual a importância?

Um projeto pedagógico é um plano de ação estruturado que visa nortear as práticas educativas dentro de uma escola. Ele é essencial para organizar as atividades educacionais e alinhar os objetivos de ensino com as necessidades dos alunos e da comunidade escolar. Agora que você já tem uma ideia do que estamos abordando, é hora de mergulharmos mais fundo no tema. Fique com a gente! O que é um projeto pedagógico? O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento que descreve de forma detalhada a proposta educativa da escola para um determinado período, geralmente um ano letivo. Esse projeto é essencial para os pais, pois permite avaliar se a instituição está alinhada com as expectativas e necessidades para o desenvolvimento de seu filho. Além de contemplar os aspectos acadêmicos essenciais, o projeto pedagógico também propõe um modelo de parceria entre a escola e a comunidade escolar. Isso significa que tanto a escola quanto as famílias e outros membros da comunidade têm a oportunidade de colaborar na construção de um ambiente educacional que estimule o desenvolvimento de responsabilidades individuais e coletivas. O Projeto Pedagógico deve ser uma construção coletiva, feita com a participação ativa de todos os profissionais da escola. Isso garante que as necessidades e especificidades de cada turma, bem como os objetivos da instituição, sejam atendidos de maneira eficaz. Em termos práticos, ele se desdobra em um plano de ação que irá guiar as práticas pedagógicas no decorrer do tempo. Qual é a importância de um projeto pedagógico? O projeto pedagógico é muito importante porque […]