Ensino não Presencial
Queridos responsáveis,
na última sexta-feira, 27 de março, divulgamos o nosso programa Ensino não Presencial Coleguium. Alinhados com os nossos valores, em especial o acolhimento, de forma a facilitar a nossa comunicação, estruturamos este documento em orientações práticas no formato de perguntas e respostas sobre possíveis inquietações que possam estar presentes neste momento.
1 – Por que o Coleguium tomou a decisão de suspender as aulas presenciais nas unidades escolares por tempo indeterminado?
Desde o surgimento do primeiro caso de COVID-19 no Brasil, o Coleguium Rede de Ensino instituiu um comitê interno para acompanhar a evolução e as recomendações dos órgãos competentes. Uma vez que tínhamos como exemplo outros países em que a epidemia já estava presente (e em alguns casos, avançada) tínhamos como responsabilidade manter as nossas Unidades em segurança, visando ao cuidado de toda a comunidade escolar.
Dessa forma, acatamos de imediato a decisão dos órgãos competentes para suspensão temporária e, agora, por tempo indeterminado. Ressaltamos que essa última suspensão está embasada na decisão governamental da necessidade de isolamento social.
Qualquer alteração nesse cenário, os senhores serão comunicados imediatamente!
2 – Como a suspensão do mês de março se encaixará no calendário escolar?
Inicialmente, estávamos trabalhando com uma hipótese de suspensão temporária e retorno ainda no mês de abril. Nesse caso, vislumbrávamos um calendário de reposição dos 10 dias letivos.
Essa proposta de reposição ainda está considerada, porém precisamos da validação do Sindicato dos Professores, conforme decisão do Tribunal Regional do Trabalho. Acreditamos e trabalharemos para que a nossa sugestão seja validada tão logo o período de suspensão esteja finalizado.
Para os demais dias, precisaremos aguardar o tempo de duração, as definições dos órgãos competentes e, assim, ajustarmos o calendário.
3 – Qual foi o objetivo das atividades propostas durante a suspensão de março?
O objetivo principal foi a manutenção dos estudos com a retomada de conceitos essenciais para as ações que poderiam ser implementadas nas semanas subsequentes, se houvesse uma prorrogação.
Todos os segmentos receberam orientações específicas com atividades direcionadas ao público.
4 – Agora, como ficará o calendário escolar do ano letivo 2020 com a suspensão por tempo indeterminado? E o calendário de avaliações?
Haverá modificações no calendário escolar e no calendário de avaliações.
Contudo, o Coleguium aguarda a liberação para retorno às aulas, bem como a regulamentação dos órgãos competentes sobre as reposições para realizar as adequações no cronograma escolar.
Estamos conscientes da possibilidade de ajustar o processo avaliativo de acordo com o tempo de suspensão das aulas presenciais. Estejam certos que buscaremos a melhor alternativa de forma a favorecer uma avaliação coerente do processo, valorizando sempre a aquisição de conteúdos por parte dos estudantes.
5 – O que o Coleguium está oferecendo para esse período de suspensão por tempo indeterminado?
Na última sexta-feira, apresentamos o programa Ensino não Presencial Coleguium (ENPC) como uma forma de não distanciarmos nossos estudantes do ritmo escolar e de dar subsídios de conteúdos para um retorno que, ainda, não conseguimos prever.
Esse programa é composto por vídeos, orientações, sugestões de leituras, propostas de atividades, ou seja, uma diversidade de possibilidades visando otimizar o tempo de estudo em casa, bem como a interação com os professores da turma de forma a esclarecer dúvidas e contribuir para a aquisição de conhecimento dos nossos estudantes.
Os nossos alunos serão conduzidos no processo de aprendizagem por meio das mais diferentes estratégias que estão sendo elaboradas pela Equipe Pedagógica da Rede. Os professores estão envolvidos e acompanharão a cada turma fornecendo subsídios aos Coordenadores Pedagógicos. Eles estarão em sintonia com os senhores responsáveis para garantirmos a aquisição dos conceitos primordiais para cada faixa etária.
Além de desenvolver todo o programa ENPC, realizamos diversos treinamentos de forma a capacitar os nossos educadores para esse novo formato de trabalho, visando sempre propiciar o crescimento dos nossos alunos.
6 – Por qual motivo não apresentam todas as disciplinas nos cronogramas? Todos os conteúdos serão estudados? Haverá conteúdo novo no Ensino não Presencial Coleguium?
Todas as componentes disciplinares serão contempladas ao longo do Ensino não Presencial Coleguium (ENPC). Neste momento, todo o Ensino Fundamental (6º ao 9º Ano) e Ensino Médio já contam com todas as disciplinas. Apenas para as demais séries do Ensino Fundamental (1º ao 5º Ano), algumas ainda não constam e serão alternadas de forma a contemplar toda a grade curricular. Isso se faz necessário por conta da faixa etária dos estudantes, bem como da necessidade de adaptação para esse momento inicial.
Há, neste momento, uma seleção dos conteúdos que serão discutidos e ensinados na modalidade não presencial. O objetivo é propiciar o desenvolvimento gradativo dos alunos. Agora, é hora de fundamentar conceitos que serão retomados em momento oportuno.
Nenhum aluno ficará em prejuízo se realizar todas as etapas de aprendizagem apresentadas na plataforma. É necessário o envolvimento dos alunos, principalmente, no fórum para esclarecimento de dúvidas com o seu professor.
7 – As aulas on-line são exclusivas para a 3ª Série? Outras turmas serão contempladas? Quais os vídeos que serão utilizados?
A partir do dia 01 de abril, todas as turmas começam a receber nos planejamentos diários das aulas as indicações de aulas on-line, isto é, passam a receber os links direcionando às videoaulas de referência no assunto seja no Canal Eleva, Youtube ou Khan Academy, que complementarão aos materiais produzidos pelos nossos professores.
Além disso, cada professor da turma também produzirá materiais (áudios, vídeos, descritivos) que auxiliarão no processo de compreensão do conteúdo.
A divulgação da 3ª série é necessária, uma vez que são os alunos que participarão de concursos (vestibulares, ENEM) no ano letivo corrente. Além disso, o formato é um pouco diferente devido às características da série.
8 – Como os responsáveis poderão esclarecer as suas dúvidas ou solicitar orientações acerca da supervisão do(s) seu(s) filho(s) nas mais diferentes séries?
Sabemos dos desafios que os responsáveis enfrentam neste momento tendo que administrar a casa, o trabalho e os filhos, mas reforçamos que a Escola está se desdobrando para que seja preservado não só os estudos, mas o desenvolvimento e o crescimento de nossos alunos, mantendo a saúde física e mental.
Isso posto, informamos que o nosso time de Coordenadores e Diretores está capacitado e disponível para continuar o acolhimento e o acompanhamento de todos, agora de maneira virtual: e-mail, videoconferência ou telefone (basta solicitação por e-mail).
A partir de hoje, 30/03, eles começarão alguns atendimentos de orientação para que possamos iniciar as atividades do ENPC na quarta-feira, minimizando as possíveis dificuldades com o acesso.
9 – Qual é a importância dos responsáveis nessa modalidade de ensino?
Acreditamos que o responsável tem papel semelhante nas duas modalidades (presencial e não presencial), isto é, engajar e orientar os filhos na rotina escolar e buscar estar conectado às comunicações e diretrizes pedagógicas realizadas pela escola. Além disso, o responsável tem como ação primordial trabalhar o emocional das crianças e dos adolescentes enfatizando o poder de crescimento que todos possuem. Considerando o contexto atual, a preservação da saúde mental é fundamental para toda a comunidade escolar.
Os nossos anseios não podem se refletir em nossos filhos, uma vez que ainda estão em processo de amadurecimento.
Dessa forma, contamos com os senhores para:
- garantir que os alunos tenham ambiente e materiais adequados para os estudos, seguindo o tempo proposto na grade semanal de aulas não presenciais. Não haverá necessidade de imprimir os roteiros, mas, sim, realizá-los nos próprios cadernos;
- acompanhar de forma assídua os calendários e comunicados da escola, bem como as atividades e os prazos postados pelos professores;
- acompanhar se as atividades estão sendo realizadas e postadas pelo aluno na sala virtual, incentivando os estudantes a fazê-lo;
- garantir a orientação e a execução da rotina de estudos não presencial do aluno. Para esse item, conte com o auxílio do Coordenador Pedagógico;
- esclarecer dúvidas com a unidade para que tenhamos um período de ensino não presencial o mais proveitoso possível para os nossos estudantes.
Ademais, ressaltamos que os familiares não são responsáveis por darem as aulas referentes aos conteúdos programáticos, uma vez que os professores estarão instrumentalizando os roteiros de forma que os alunos consigam se desenvolver e possam buscá-los em momentos oportunos para esclarecimentos de dúvidas.
10 – O Ensino não Presencial Coleguium substitui as aulas presenciais? Tenho receio do meu filho não aprender nesta modalidade.
Entendemos e acreditamos que o convívio em sala de aula é essencial e consideramos que a questão da aprendizagem da criança e do adolescente não se constrói apenas por roteiros e atividades, mas também por todo o espaço escolar, bem como pela interação com colegas e Educadores da Escola. Ou seja, para a Educação Básica, o ensino presencial se faz necessário!
Vale destacar que estamos buscando propiciar aos nossos alunos a maior aproximação possível com esse ambiente.
Acreditamos que parte dessas atividades desenvolvidas no novo formato poderão ser aproveitadas dentro da carga horária mínima obrigatória, caso o tempo de suspensão das aulas presenciais se prolongue. Essa decisão não compete única e exclusivamente ao Coleguium, pois precisamos seguir a legislação em relação a Educação Básica regulamentada pelos Conselhos Nacional e Estadual de Educação.
Ademais, ressaltamos que todo o suporte necessário para que o aluno continue se desenvolvendo, como: o acompanhamento do professor, do coordenador, a explicação do professor, o esclarecimento de dúvidas, a correção dos exercícios e, principalmente, o olhar individualizado da nossa Escola continuarão acontecendo, porém, agora, de modo virtual. Assim, os senhores responsáveis serão informados constantemente acerca da aprendizagem, uma vez que esse ambiente poderá, inclusive, contribuir com o foco nos estudos. Não haverá prejuízo pedagógico para o aluno, devido ao trabalho da nossa Equipe Pedagógica.
11 – O meu filho está matriculado em uma série que não terá o Google Sala de Aula. Onde os materiais de estudo estarão disponíveis?
Todos os alunos da Educação Infantil ou do 1º ao 3º Ano do Ensino Fundamental também estarão recebendo o nosso suporte, direcionamento e acompanhamento para desenvolvimento. Os materiais serão disponibilizados no Portal Eleva – Menu Sala de Aula Virtual – opção Material Complementar.
Para auxiliar em caso de dificuldade com o acesso e/ou a localização dos materiais, busque a sua Unidade!
12 – O meu filho está matriculado em uma série que terá o Google Sala de Aula. Como ele realizará o acesso?
Todos os alunos a partir do 4º Ano do Ensino Fundamental, usarão o Google Sala de Aula. Para entrar na sua turma, o aluno deverá acessar o Portal Eleva, clicar no Menu Google e escolher a opção Classroom.
Ao clicar em Classroom o aluno precisará fazer o login usando um e-mail de domínio Google e que está sendo criado pela TI do Coleguium.
Os e-mails serão criados automaticamente seguindo as regras abaixo:
- E-mail: (Primeiro nome do aluno).(RA do aluno)@aluno.coleguium.com.br
Exemplo: O aluno Bruno Mota Dutra dos Santos, com RA 20521908 e que estuda no Coleguium, receberá um e-mail com o endereço: bruno.20521908@aluno.
- Senha inicial: (Data do nascimento do aluno sem barras) + (Três primeiros dígitos do RA)
Exemplo: O mesmo aluno Bruno Mota Dutra dos Santos nasceu em 14/07/2006. Sua senha inicial será: 14072006205
Chamamos a atenção dos responsáveis e alunos para os seguintes itens:
- Cada aluno receberá uma notificação no Portal Eleva até o dia 31 de março, dizendo qual é o seu e-mail e a sua senha.
- O aluno deverá mudar a senha no primeiro acesso.
13 – É obrigatória a realização das atividades nessa modalidade de ensino não presencial?
A proposta da realização das atividades está vinculada com a continuidade do desenvolvimento dos estudantes. Embora as atividades não sejam avaliadas por ora, a participação, a interação, o empenho e a dedicação dos alunos estão sendo considerados na avaliação qualitativa tão relevante na Rede Coleguium.
Entendemos que até o 3º Ano do Ensino Fundamental existe uma dependência maior dos responsáveis ou de um adulto para acompanhamento, então caso não seja possível organizar a rotina para que todas as atividades sejam realizadas sugerimos que a criança realize algumas das atividades para que não fique totalmente alheia ao contexto de estudos, uma vez que o período de afastamento da unidade escolar é incerto. Nesse caso, procure o Coordenador Pedagógico para ele que possa orientar acerca da escolha das atividades.
14 – O meu filho não recebeu o Material Didático físico. É possível retirá-lo na Unidade?
Todo o Material Didático Eleva e Apostila Coleguium serão disponibilizados aos nossos alunos no Portal Eleva por meio digital. Assim, o material físico não fará falta para o estudo neste período.
Atendendo às exigências dos órgãos competentes, as unidades escolares precisam ficar fechadas. Assim, no retorno, faremos a entrega do material físico.
Mantemos nosso canal de comunicação aberto, pelo fale conosco no site da Escola (https://coleguium.com.br/
Por fim, nós do Coleguium Rede de Ensino esperamos que todos vocês – alunos, pais, professores e funcionários – estejam bem em suas casas e no conforto de suas famílias. Nosso intuito é superar a distância física, acolher os nossos alunos, mover barreiras para motivá-los e proporcionar a excelência de sempre. Estamos confiantes de que este é apenas mais um desafio temporário e que o orgulho de ser Coleguium nos fará voltar à nossa rotina ainda mais fortalecidos.
Somos Excelência! Somos Acolhimento! Somos Estudo!
Somos Coleguium!
Escrito por:
Maria Paula Mattos