A matemática é fundamental para o desenvolvimento de habilidades dos estudantes
A disciplina ajuda o estudante a desenvolver diversas habilidades, como raciocínio lógico, criatividade, capacidade de investigação e de resolução de problemas, interpretação de texto e de situações do cotidiano.
No mês em que é comemorado o Dia Internacional da Matemática (14 de março), várias ações são realizadas ao redor do mundo para demonstrar a importância da matéria para os estudantes e a sociedade.
Neste ano, o tema do evento, liderado pela União Matemática Internacional, é “Brincando com a matemática” e o objetivo é celebrar jogos matemáticos, quebra-cabeças e outras atividades de entretenimento.
A professora de matemática Jéssica Resende avalia que a iniciativa é importante principalmente para ajudar a desmistificar aspectos do aprendizado da matéria e superar desafios enfrentados pelos educadores. Segundo ela, muitos alunos chegam à sala de aula dizendo que “não sabem nada de matemática”, “que acham matemática muito difícil”, “que não têm o dom para matemática” ou “que não veem nenhum sentido em estudar matemática”. “Geralmente, esses comentários são de alunos que ouviram isso de adultos e assumiram como verdade; pronto, aí está criada a barreira”, afirma.
Jéssica, que atua como supervisora pedagógica de matemática no Coleguium, explica que o papel do professor, nesses momentos, é convencer os alunos de que a matemática não é apenas um acúmulo de conteúdos e que não existe “dom” para aprendê-la.
Em relação à participação de mães, pais e responsáveis nesse processo, a professora ressalta que é importante os adultos incentivarem as crianças e adolescentes a estarem abertos para o conhecimento. “Muitas famílias colocam uma pressão excessiva nas crianças em relação à matemática, como se fosse a disciplina mais importante do mundo, mas isso apenas gera mais barreiras”, comenta. O ideal, segundo ela, é mostrar que a matemática não é um “bicho de sete cabeças” e não repetir falas negativas sobre a disciplin”. “Esses já são passos enormes para a contribuição dos adultos nesse desenvolvimento”.
Outras habilidades
A professora argumenta que a matemática é a disciplina que vai ajudar o estudante a desenvolver diversas habilidades, como raciocínio lógico, criatividade, capacidade de investigação e de resolução de problemas, interpretação de texto e de situações do cotidiano. Além disso, é possível exercitar o raciocínio crítico, foco, concentração e abstração. “Costumo dizer que resolver uma questão matemática é também utilizar de argumentação; é como se o aluno precisasse convencer aquele que o ouve ou lê seu desenvolvimento de que sua linha de raciocínio faz sentido e de que ele seguiu um caminho correto para sua conclusão (claro que dentro da lógica). Gosto de brincar que, na matemática, os meios mais do que justificam o fim”.
Nesse sentido, Jéssica considera eficiente a estratégica do ensino em espiral, desde os anos iniciais de estudo da criança. “Acreditamos que o caminho ideal para o aprendizado da matemática é trabalhar os conteúdos durante vários anos da vida escolar, de forma a revisá-los e acrescentar diferentes níveis de complexidade, estimulando a aprofundar cada vez mais no conhecimento”, explica.
Nota máxima no Enem
A trajetória do estudante Guilherme Araújo, ex-aluno Coleguium, que tirou nota máxima em matemática no Enem 2023, é um exemplo da importância da matéria no desenvolvimento de habilidades e superação de desafios. Calouro do curso de engenharia aeroespacial na UFMG, ele conta que a relação com a matemática “sempre foi a melhor possível, praticamente um amor de infância”.
“Desde que me entendo por gente, ela é a minha matéria favorita e a primeira lembrança que tenho, quando o assunto é a matemática, é de quando, com uns 4 ou 5 anos de idade, ainda na creche, minhas professoras me desafiavam a resolver, de cabeça, algumas contas de adição e subtração e eu era parabenizado por acertar os resultados”, conta Guilherme.
Ele tem a matemática como uma das matérias mais importantes aprendidas na escola e que ajuda no desenvolvimento escolar como um todo. “Aprender e treinar matemática foi o principal fator para a melhoria do meu raciocínio lógico; dessa forma, fiquei mais rápido e mais eficiente em entender assuntos de diversas outras áreas e em resolver questões de várias outras matérias”.
Escrito por:
Agência Titânio