Notícias

Pré-Adolescência: Como Lidar?

Educar filhos na pré-adolescência é uma tarefa desafiadora para a grande maioria dos pais. Essa faixa etária, que compreende as idades de 9 a 12 anos, é um dos momentos mais delicados para as crianças, pois envolve mudanças radicais em vários aspectos.

Por conta das transformações físicas e psicológicas ocorridas durante a pré-adolescência, os filhos se tornam mais suscetíveis a mudanças de humor, estado de ânimo e falta de motivação, fazendo com que os pais não saibam como agir.

Neste post, vamos falar um pouco mais sobre esse momento tão particular na vida de uma criança e como os pais podem ajudá-la a passar por essa transição com carinho e sem perder a firmeza. Continue acompanhando!

educacao adolescente

O que é a pré-adolescência?

A pré-adolescência é a fase de transição entre a infância e a adolescência (aproximadamente, entre os 9 e 12 anos de idade). Nesse período, tem início o processo da puberdade, que envolve muitas mudanças fisiológicas, hormonais e também psicológicas.

Essas transformações desencadeiam mudanças expressivas no comportamento das crianças, que adotam uma postura mais independente, questionadora e rebelde, especialmente em relação aos pais e outras figuras de autoridade, como professores.

Como lidar com essas transformações?

Algumas vezes, pode parecer impossível educar filhos na pré-adolescência, mas, com paciência, é possível atravessar essa fase de forma menos conflituosa. Confira as dicas a seguir:

1. Converse sempre

O diálogo aberto é essencial para manter uma boa relação entre pais e filhos em qualquer fase da vida, especialmente durante a pré-adolescência. Nessa fase, essa aproximação pode ser mais difícil, visto que as crianças não veem os pais como amigos. Porém, é preciso se esforçar e ter calma para manter uma relação pacífica. Converse sempre com seus filhos, faça perguntas e sempre responda às suas dúvidas  — inclusive sobre assuntos mais “polêmicos”, como drogas e sexualidade, por exemplo.

2. Estabeleça uma rotina

Durante a pré-adolescência, as crianças costumam se sentir mais inseguras e ansiosas. Para amenizar essa situação, estabelecer uma rotina de atividades diárias, com horários e regras combinados, é essencial. Por mais que, muitas vezes, as regras virem motivo para protestos, ter uma rotina bem estabelecida faz com que seus filhos se sintam mais seguros e tranquilos. Então, nada de ceder às vontades dos pequenos!

3. Tenha pulso firme

Em alguns momentos, pode parecer impossível argumentar com um pré-adolescente e alguns pais acabam vencidos pelo cansaço. Contudo, especialmente nessa fase, é preciso impor disciplina.

Esse momento da vida é crucial para que seu filho aprenda a respeitar sua autoridade e entenda que, em muitos momentos, ele terá que ceder, obedecer ordens e fazer tarefas que não são tão divertidas quanto jogar ou navegar na internet.

4. Demonstre carinho e apreço

Como dissemos anteriormente, a pré-adolescência é um momento muito delicado para a autoestima e a autoconfiança das crianças. É nessa fase que elas começam a se comparar com outros e, muitas vezes, se sentem inferiores e menos amados.

Sempre que possível, elogie seu filho pelas suas conquistas ou bom comportamento, mas nunca de forma exagerada, para não soar forçado. Mostre que você realmente aprecia aquela atitude e não economize nas demonstrações de carinho e afeto.

5. Busque ajuda

Para algumas crianças, a pré-adolescência pode ser mais do que uma fase difícil e se tornar um problema incontrolável. Caso você note que seu filho está mais ansioso, agressivo ou triste do que o normal para a sua idade, pode ser a hora de buscar ajuda de um profissional.

pre adolescentes

Psicoterapeutas especializados nessa faixa etária podem ajudá-lo a desabafar e passar por essa transição de uma forma mais tranquila. Atividades artísticas como dança, música e teatro também são grandes aliadas para ajudá-los a se encontrar em meio a tantas mudanças.

 

Como você pode ver, a pré-adolescência é uma das fases mais difíceis para os pais, que precisam de muita paciência, afeto e dedicação para manter uma relação saudável com seus filhos e ajudá-los a passar por ela com tranquilidade.

Agora que você já sabe com quantos anos uma criança entra na pré-adolescência e como lidar com essa fase de transição na vida de seu filho, aproveite para compartilhar este conteúdo nas redes sociais e ajudar outros pais!

Quer ver mais noticias como essa? Clique aqui.