Notícias

Como as competições esportivas contribuem na vida escolar

A prática esportiva beneficia em grande proporção as pessoas, pois reduz a chance de doenças, além de contribuir para o bem-estar físico e psicológico.

Integrar o esporte ao projeto pedagógico da escola é um processo extremamente positivo e essencial. Ao analisar os benefícios pedagógicos desenvolvidos pelas atividades esportivas, é possível ressaltar alguns como: a capacitação dos alunos ao lidar com as suas próprias necessidades, desejos e expectativas, bem como a dos outros colegas; desenvolvimento de competências técnicas, sociais e comunicativas, que são fundamentais para o aperfeiçoamento individual e em sociedade; melhoria da individualidade do estudante; exploração de novos sentidos, permitindo que examinem várias situações; incentivo a um processo de tomada de decisões; instigação à construção de valores morais e éticos; incentivo à socialização para a recreação e lazer.

O Coleguium e o esporte: JIN 2018

Na semana passada, o Coleguium promoveu a maior competição esportiva do ano letivo, o JIN (Jogos de Integração), que é realizado anualmente no CEU – Centro Esportivo Universitário.  Trata-se de torneios de diversas modalidades esportivas entre as Ordens Estudantis de todas as Unidades do Coleguium.

Neste ano, a grande novidade foi a divisão por ano escolar, procurando atender a especificidade de cada idade e trazer ainda mais segurança e conforto aos alunos. Nos dias 3 e 4 de abril, a competição era destinada aos alunos do 6º ao 8º ano, já nos dias 05 e 06, foi a vez do 9º ano e Ensino Médio.

Durante os 4 dias, o JIN contou com a participação de cerca de 2.000 estudantes do Coleguium competindo em: Vôlei Misto; Futsal Masculino e Feminino; Basquete Masculino e Feminino; Handebol Masculino e Feminino; Peteca Dupla Feminina e Dupla Masculina; Xadrez Masculino e Feminino; Dama Masculino e Feminino; Tênis de Mesa Masculino e Feminino; e como o evento trata-se também de um momento de lazer, promovemos o Truco Dupla Mista, Masculina ou Feminina. A Ordem Estudantil que mais pontuou no primeiro grupo foi a Alfa. Já no segundo, a Delta foi a grande campeã.  

Vale ressaltar que o objetivo do evento vai muito além do resultado da disputa esportiva: o intuito é incentivar a prática diária do esporte; favorecer a competitividade saudável; promover a integração dos alunos da rede; e valorizar os benefícios educacionais e comportamentais inerentes ao esporte como: amizade, cooperação, disciplina, ética, inclusão, integração, participação, respeito mútuo, solidariedade, superação e trabalho em equipe. O Coleguium considera que o esporte é mais uma alternativa de formação humana e um ótimo instrumento pedagógico para os alunos, por isso, acredita na importância da promoção de eventos como o JIN, bem como no desenvolvimento de aulas de Educação Física planejadas e estruturadas com esses objetivos.

 

Foi ao JIN 2018?

Clique aqui e dê a sua opinião sobre o JIN 2018 

Confira também as fotos do evento clicando no link abaixo:

Fotos