Linha Pedagógica

Projetos Especiais

Nossos projetos têm como objetivo trabalhar as diferentes áreas do conhecimento, como a linguagem, o raciocínio lógico e temas como natureza e sociedade, além de desenvolver as habilidades comportamentais e de vida. Todos os projetos da Educação Infantil envolvem personagens reais, o que aumenta o interesse das crianças e estimula a curiosidade pelo conhecimento.

Conheça alguns de nossos personagens:


Dona Livrolina

Dona Livrolina é uma simpática, mas exigente, senhora. Muito metódica e atrapalhada com seus óculos (que estão sempre perdidos), já aposentada há muito tempo, tanto tempo que já perdeu as contas. Ela trabalhava na Biblioteca Nacional do Reino Encantado, onde guardava com muito carinho os livros com as histórias das fadas, príncipes e bruxas. Por isso, eles existem até hoje. É uma apaixonada pelos livros. Seu maior prazer é ler, contar histórias e organizar os seus livros. Ver que crianças leem os livros da sua biblioteca e os tratam com cuidado é a sua realização de vida.

 

Mestre André

Mestre André é músico e tem uma loja de instrumentos musicais. É simpático, alegre, muito comunicativo e nunca perde a oportunidade de tocar algum instrumento. Usa um terno bem colorido, com estampas de instrumentos musicais e uma cartola vermelha. Está sempre carregando alguns instrumentos para vender ou tocar pelo mundo a fora.

Mago Alfabético

O Mago Alfabético integra o planejamento do projeto Sopa de Letrinhas. É um mago alegre e atrapalhado, usa uma túnica de letrinhas e, ao falar, sempre da uma sequência de 6 letras ao alfabeto. Exemplo: Boa tarde e f g h i… ou, Olá crianças s tu v w…. Será enriquecedor se for capaz de fazer pequenos truques de mágica. Sua principal característica é ser apaixonado por letrinhas de chocolate e, sempre que sente o cheiro, não resiste, precisa ir correndo para ver de quem foi a deliciosa ideia.

Seu Lobato

A visita do Seu Lobato marca o encerramento do projeto do mesmo nome. Seu Lobato é um sitiante já idoso, casado com Dona Chiquinha. Veste-se com uma jardineira, botas, camisa xadrez e chapéu de palha. Seu Lobato chegará à turma pois como trocou longa correspondência com as crianças, está pensando em se mudar e comprar um sítio na região. Dona Chiquinha ficou cuidando do sítio mas mandou alguns biscoitinhos, da sua especialidade (um pacote de biscoitinhos caseiros em uma pequena cesta, coberta com um pano). Como não gosta de viajar sozinho, trouxe consigo a galinha Clementina, que já um pouco velha, é mãe dos 828 pintinhos que nasceram no sítio.

Chico Rabisco

Chico Rabisco é um personagem apaixonado por desenhos. Em seu avental, bordado com riscos de todas as cores e repleto de bolsos, carrega todo tipo de lápis e canetas. Gosta de visitar as escolas e se identifica muito com as crianças que, também, adoram desenhar. É alegre, comunicativo e interage muito bem com as crianças pequenas que estão descobrindo a habilidade do desenho.

Quero Ler

Esse projeto tem por objetivo o incentivo ao gosto pela leitura, acontece na cadeira de Redação no 4º e 5º, Literatura do 6ºo ao 9º anos e tem caráter avaliativo. Para isso, seu(sua) professor(a) irá orientá-lo no sentido de que escolha livros com temáticas compatíveis com seu interesse, adequados à sua faixa etária.

Projeto X

O Projeto X é um trabalho escolar obrigatório para os alunos do Fundamental 2 e Ensino Médio (1º e 2º Anos), mas com tema livre. O objetivo é dar total liberdade aos alunos, para que, a partir dos seus temas de interesse se envolvam em pesquisa, cumprindo todas as suas etapas:

  • Definição do tema;
  • Planejamento do trabalho;
  • Pesquisa bibliográfica;
  • Pesquisa de campo (se houver);
  • Apresentação dos resultados.

A principal característica do Projeto X é a amplitude de opções que podem permear por qualquer área do conhecimento: os alunos podem se envolver com pesquisas sociais, literárias, artísticas, científicas, poderão produzir sites, escrever livros, fazer filmes, montar shows, lançar foguetes etc. Tudo é válido desde que precedida de planejamento, pesquisa bibliográfica e que tenha um resultado concreto.

Os trabalhos são feitos em grupos de cinco a seis alunos, que não precisam ser da mesma série, porém devem ser da mesma categoria (Iniciante – 6º Ano; Intermediário 7º, 8º e 9º Anos; Avançado – Ensino Médio).

Para viabilização dos trabalhos, cada grupo conta com um orientador adulto: pais e outros parentes, professores, amigos, etc.

Os professores orientadores das turmas se envolvem em todo o processo do Projeto X, acompanhando os alunos da sua turma. O Projeto X é apresentado à toda comunidade de pais e alunos na Feira de Ideias.

Feira de Ideias

A Feira de Ideias do Coleguium é uma mostra de cultura e conhecimento, um momento para os alunos apresentarem os resultados de alguns dos seus trabalhos e para fortalecer a saudável aproximação entre escola e família.

  • Apresentação de trabalhos desenvolvidos pelas turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1;
  • Apresentação do Projeto X, desenvolvido pelos alunos do Fundamental 2 e Ensino Médio; “Mural da Família”, produzido pelas famílias do Coleguium.

Uma ideia, uma história

Ao longo do 2o semestre letivo os alunos do 5o ano do Ensino Fundamental 1 estão envolvidos com o projeto “Uma ideia, uma história”, foco da disciplina “Redação”. O principal objetivo é incentivar a produção de texto narrativo pelos alunos, a partir da edição gráfica de uma história elaborada individualmente, dando­ lhes o status de escritores.

Os alunos, a partir de uma estratégia de sensibilização em que conhecem uma história apenas com imagens, são levados a dar asas à imaginação e a produzirem suas próprias histórias. Como enredo, é indicada a temática “Cadê a água que estava aqui?”, contextualizada com os anseios ambientais em relação à escassez da água que vivenciamos atualmente.

Como culminância do trabalho de preparação, elaboração e edição gráfica, a escola organizará uma “Noite de Autógrafos” com a participação dos alunos e de seus familiares. Será um momento rico em que os alunos do 5º ano encerram o ensino fundamental 1 envolvidos e motivados a divulgar suas próprias histórias.

icone-documento

Baixe o formulário do projeto.

Virtudes e suas atitudes - a arte de conviver

“Viver é uma arte, é um ofício.” Pensando na boa convivência e na percepção dos valores que realmente importam, o  projeto “Virtudes e suas atitudes – a arte de conviver” está planejado de modo a envolver nossos pequenos em reflexões e ações concretas de prática dos valores no dia a dia da escola e em suas casas. Isso aflora um sentido pedagógico completamente novo na vida de nossas crianças e os resultados são muito positivos.