Notícias

OBMEP: Inscreva-se até 28 de março

Uma das virtudes do Coleguium Rede de Ensino é o Estudo. Por isso, incentivamos e promovemos a participação de todos os alunos nas mais diversas competições científicas.

Desde 2017, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) passou a ser aplicada em âmbito nacional também em escolas privadas. No ano passado, tivemos uma participação expressiva de nossos alunos, obtendo medalhas de Ouro, Prata e Bronze, bem como várias Menções Honrosas.

A OBMEP foi criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, tendo como uma de suas premiações a participação dos medalhistas no Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). Além disso, a participação na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) está condicionada à participação na OBMEP, pois somente medalhistas dessa competição são convidados a participar da OBM.

Dessa forma, contamos com o estímulo de toda a comunidade escolar, de maneira a incentivar os seus filhos do 6o Ano F2 a 3a Série EM a participar da Olimpíada. Para isso, basta se inscrever clicando aqui até, no máximo, 28 de março.

Algumas informações importantes:

1) A OBMEP 2018 se realiza em 2 (duas) etapas: 

* Primeira fase: aplicação de prova objetiva (múltipla escolha) a todos os alunos inscritos;

* Segunda fase: aplicação de prova discursiva aos alunos selecionados pelas escolas, segundo os critérios de correção/classificação da prova de primeira fase.

2) Os alunos participantes serão divididos em 3 (três) níveis, de acordo com o seu grau de escolaridade:

* Nível 1 – alunos matriculados em 2018 no 6o ou 7o ano do Ensino Fundamental;

* Nível 2 – alunos matriculados em 2018 no 8o ou 9o ano do Ensino Fundamental;

* Nível 3 – alunos matriculados em 2018 em qualquer série do Ensino Médio.

3) Data de realização:

Primeira fase: aplicação no dia 05/junho na unidade do aluno no contraturno; 

* Segunda fase: aplicação no dia 15/setembro às 14:30 em local a ser definido pelos organizadores.

4) Tempo de prova:

* Primeira fase: duração de 2 horas e 30 minutos. 

5) Custo (R$) da OBMEP

As escolas privadas terão um custo para participar da Olimpíada de acordo com o número de inscritos. A taxa, no valor de R$ 4,00 por aluno, será custeada pela escola. Assim, reforçamos o compromisso que a família assume com a inscrição de seu(s) filho(s).

6) Inscrição

Somente os alunos inscritos poderão participar da Olimpíada, pois as provas vêm impressas e de acordo com a quantidade de alunos informados.