Alimentação Escolar

O Coleguium se preocupa com a alimentação dos seus alunos, visando sempre uma alimentação saudável e equilibrada,com isso, a escola conta com uma equipe treinada e pronta para servir com qualidade e eficiência.
Todos os cardápios são elaborados por nutricionista, buscando sempre oferecer saúde, diversidade, equilíbrio, sabor e atração. Sabemos que os alunos estão formando hábitos alimentares, por isso, não permitimos o consumo (na escola) de balas, chicletes, chips, refrigerantes, frituras, chocolates, biscoitos recheados e outros alimentos pobres em nutrientes. A escola desenvolve um Programa de Educação Nutricional (PEN), envolvendo alunos, pais e professores. Esse programa tem como objetivo oferecer informações sobre hábitos saudáveis com clareza, despertando assim a importância de uma alimentação equilibrada.

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL 2017: ALFABETIZAÇÃO ALIMENTAR

 

cartilha-alfabetizacao-alimentarO Programa de Educação Nutricional é destinado aos alunos do Ensino Infantil I ao 3º Ano Do Ensino Fundamental I.

Este ano, o PEN tem como tema a Alfabetização Alimentar, que contempla os seguintes módulos:

  1. Elaboração de Cardápio Nutricionalmente Equilibrado;
  2. Cartão Saúde Escolar;
  3. Educação Nutricional dos Alunos;
  4. Boletim Alimentar Coletivo;
  5. Canal de Comunicação com a Nutricionista;
  6. Sensibilização e Orientação aos Pais.

Clique aqui para acessar a Cartilha de Alfabetização Alimentar.

 

ALMOÇO

O almoço é servido nas Unidades que possuem Horário Integral, com vagas limitadas. É composto por uma salada, prato principal, acompanhamento e sobremesa. O cardápio se repete a cada quatro semanas, conforme abaixo. Arroz branco e feijão serão servidos diariamente. Verduras, legumes, frutas e carnes poderão ser alterados, sem qualquer aviso, em função de disponibilidade no mercado. Por não ser saudável, não serviremos qualquer tipo de bebida durante o almoço.
Aqueles que não contrataram o Horário Integral poderão participar do almoço.

CANTINA

Nas cantinas os alunos encontrarão, água de coco, sucos naturais (polpa), achocolatados, salgados assados, pão de queijo, barras de cereal, frutas e outros.  As cantinas permanecem abertas apenas durante os horários de almoço e intervalos. A venda é feita exclusivamente através do cartão pré-pago (Nutrebem).

A partir do ano de 2016, o Coleguium trabalhará com um novo modelo de pagamento nas cantinas, o cartão pre-pago Nutrebem, que substituirá o VALE-LANCHE.

nutrebem

A Nutrebem será uma parceira em nossa proposta de educação alimentar, possibilitando um meio de pagamento mais moderno, que torna a educação alimentar 100% gerenciável. A empresa fornece relatórios de consumo por aluno, que permitem aos pais acompanharem as escolhas alimentares dos alunos, avaliando sua evolução de um ponto de vista nutricional.

  • Pai ou responsável retira o cartão na unidade em que o aluno foi matriculado. Os cartões estarão disponíveis na secretaria.
  • Pai ou responsável ativa o cartão no site da nutribem e carrega o cartão com créditos.
  • O aluno cria uma senha em um terminal de autoatendimento (em sua Unidade) e pode efetuar sua 1ª compra.

Clique aqui para realizar primeiro cadastro e ativar e carregar seu cartão.

PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO NUTRICIONAL

O Programa de Educação Nutricional (PEN) é destinado aos alunos do Infantil 1 ao 3º Ano do Ensino Fundamental e opcional para os alunos do 4º e 5º anos, nas Unidades em que não há cantina instalada. Os responsáveis poderão contratar o fornecimento na escola ou enviar de casa, respeitando o cardápio sugerido pela escola (disponível na nossa homepage), sem se esquecer das frutas. Por questões de segurança e nossa organização, não receberemos lanches contratados de outros fornecedores.
Os alunos da Educação Infantil 1 ao 3º Ano, com restrições alimentares, deverão apresentar atestado médico à Coordenação Pedagógica e trazer o lanche de casa, respeitando as orientações acima. Não serão feitas adaptações ao lanche para atender ao gosto ou necessidades dos alunos. Caso o aluno se recuse a comer o lanche proposto, este poderá fazer a substituição por biscoitos.

LANCHE ATLETA

 

O Coleguium possui o serviço do Lanche Atleta para que o aluno não pratique a atividade física de estômago vazio. O lanche é oferecido antes da aula esportiva e é composto por um lanche principal e uma bebida (rico em carboidratos, vitaminas e sais minerais). É oferecido um lanche mais leve, para que o desempenho na atividade física não seja comprometido.

ALIMENTAÇÃO NO BERÇÁRIO

Crianças do berçário que ficam em horário integral poderão contratar na escola a “papinha” (salgada) para almoço e jantar, ou trazer de casa.  Frutas e leite em pó (em lata identificada com o nome da criança) devem ser enviados pelos responsáveis, seguindo orientações do pediatra. As famílias que desejarem poderão enviar água mineral da sua preferência.

Confira o Cardápio do mês por meio do link abaixo:

cardapio-icon      51422-200