Ensino

Educação Infantil

Desde cedo, as crianças interagem com outras pessoas e com o mundo que as cerca, desenvolvendo a capacidade de construir pensamentos lógicos e dedutivos.

O Coleguium diferencia-se na proposta pedagógica para a Educação Infantil principalmente pelo seu pioneirismo na formulação de projetos que privilegiam o lúdico, o movimento, a interatividade, a socialização, a fantasia e a aprendizagem de conceitos fundantes pela criança. Na instituição, cada ação educativa e projeto de trabalho tem uma razão de ser e de acontecer. Brincar de roda, recitar parlendas, cantarolar, se comunicar oralmente ou por escrito com personagens reais ou imaginários, manipular materiais concretos, experimentar, produzir… São estratégias que motivam os pequenos em seu percurso social e de aprendizagem. Na Educação Infantil as crianças se envolvem significativamente, pois sabem exatamente quais serão os caminhos que irão percorrer em cada atividade geradora, em cada projeto.

No Coleguium, a criança é única e seu desenvolvimento e conquistas são alvos de contínua reflexão na escola. Nosso foco na diversidade, aliado ao conjunto de atividades motivadoras, proporciona o desenvolvimento de habilidades que serão consolidadas no Ensino Fundamental. Através de cada projeto pedagógico, desenvolvido etapa a etapa, transpassamos os conteúdos formais de cada área do conhecimento, para que as crianças se conectem em atividades reais de leitura, escrita, socialização, interação, arte, movimento, fantasia. Tudo para que conquiste gradualmente sua autonomia intelectual e moral.

Neste sentido, o nosso principal objetivo na Educação Infantil é aguçar a curiosidade da criança e ser coadjuvante das famílias no processo de educação de valores. No Coleguium, os pequenos são levados, desde muito cedo, a respeitar o outro na sua expressão, fala, vez, bem como a se relacionar com o diferente, organizando informações e conquistas, transformando-as em aprendizagem. A filosofia pedagógica da escola se referenda nos princípios de uma pedagogia sóciointeracionista, buscando, a cada fase do desenvolvimento, organizar expectativas de aprendizagem em situações de construção conceitual.  Neste contexto a alfabetização é um processo que se inicia nas primeiras séries da Educação Infantil e irá se concretizar no 1º ano do Ensino Fundamental.

PILARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLEGUIUM

  1. Sóciointeracionismo;
  2. Ludicidade;
  3. Movimento;
  4. Contextualização, faz de conta e fantasia.
  5. Aprendizagem significativa.

 

PLANEJAMENTO ESTRUTURADO

Cada aula é planejada com tema, objetivo, estratégia e atividades para casa pré-definidas. Todo nosso material é elaborado por autores próprios e distribuído no início de cada etapa. Este planejamento inclui estratégias para o maior envolvimento dos pais nas diferentes atividades escolares, o que consideramos fundamental na formação do aluno.

PROJETOS PEDAGÓGICOS

Nossos projetos têm como objetivo trabalhar as diferentes áreas do conhecimento, como a linguagem, o raciocínio lógico e temas como natureza e sociedade, além de desenvolver as habilidades comportamentais e de vida. Todos os projetos envolvem personagens reais, o que aumenta o interesse das crianças e estimula a curiosidade pelo conhecimento.

ALIMENTAÇÃO

O Coleguium se preocupa com a alimentação dos seus alunos, visando sempre uma alimentação saudável e equilibrada,com isso, a escola conta com uma equipe treinada e pronta para servir com qualidade e eficiência.
Todos os cardápios são elaborados por nutricionista, buscando sempre oferecer saúde, diversidade, equilíbrio, sabor e atração. Sabemos que os alunos estão formando hábitos alimentares, por isso, não permitimos o consumo (na escola) de balas, chicletes, chips, refrigerantes, frituras, chocolates, biscoitos recheados e outros alimentos pobres em nutrientes. A escola desenvolve um Programa de Educação Nutricional, envolvendo alunos, pais e professores. Este Programa tem como objetivo oferecer informações sobre alimentação saudável com clareza, despertando assim a importância da adesão de um cardápio adequado e equilibrado na escola e também em casa. Clique aqui para saber mais

 

HORÁRIO INTEGRAL

A proposta para o Horário Integral é, proporcionar aos alunos momentos de encontro com outras crianças, de 1 a 5 anos, valorizando o brincar livre e a interação do grupo. Também é objetivo o acompanhamento do Para Casa das crianças do Infantil 4 e 5.

ROTINA DO HORÁRIO INTEGRAL, INFANTIL:

  • 7h20 às 8h, recepção dos alunos e recreação livre;
  • 8 às 9h, atividade dirigida;
  • 9h às 9h30, lanche;
  • 9h30 às 10h, infantil 4 e 5, para casa; infantil 1,2 e 3, recreação livre ou, se necessário, sono;
  • 10h às 10h40, banho de infantil 1 e 2, troca de roupa dos demais e recreação livre;
  • 10h40 às 11h40, sono, história, vídeos;
  • 11h40 às 12h40, almoço e higienização dos dentes;
  • 12h40 às 13, relaxamento e preparação para o inicio das aulas.

Mais informações ou formas de contratação, procure sua Unidade.