Fundamental II

No início do Fundamental II, nossos alunos estão em fase de grandes mudanças: pré­ adolescentes, naturalmente questionadores e contestadores, mas também curiosos, interessados, com “sede” de conhecer melhor o mundo em que vivem.

Podemos, então, avançar nos conteúdos, na delegação de responsabilidades, investindo no desenvolvimento da autonomia pessoal, apostando, ainda mais, na capacidade intelectual e física de nossos jovens.

Os alunos do 6o ao 9o Ano têm em média 29 aulas por semana. O ano letivo se organiza em dois semestres e são onze disciplinas: Português, Redação, Literatura, Inglês, Matemática, Ciências, História, Geografia, Ética, Artes e Educação Física. No 9o Ano, no lugar de Ciências, os alunos estudam Química e Física, desde o início do ano.

Ao iniciar o 6o Ano, o aluno já domina importantes conceitos conquistados ao longo das quatro séries anteriores. Agora, ele está apto a ampliar e aprofundar suas pesquisas e produções. Dando continuidade à sua formação, instigamos o aluno a refletir, formular perguntas e a procurar respostas que extrapolem os textos trabalhados. Acreditamos que, assim, estamos colaborando para que o jovem, que tanto questiona e busca, coloque­se positivamente diante do mundo. Trabalhos de campo, dinâmicas, filmes e documentários são recursos largamente explorados neste segmento.

Os alunos estão vivendo no mundo da informação e, no Fundamental II, devemos prepará ­los para buscá la em todas as fontes, habilitando­ os para a pesquisa científica, que integrará as etapas seguintes da sua vida acadêmica.