Bilíngue

ENSINO BILÍNGUE, DO INFANTIL AO HIGH SCHOOL

A alfabetização bilíngue na infância traz muitos benefícios, como o estímulo à interação social, o enriquecimento do vocabulário, melhor raciocínio, desenvolvimento da criatividade e melhora do sotaque e fluência. O ensino bilíngue para crianças acontece de forma gradativa por meio do Programa de Imersão, onde são criadas situações em que o inglês integra o dia a dia dos alunos de forma natural. No ambiente de sala de aula, são desenvolvidos estímulos linguísticos com sons, palavras, discussões, jogos e muitos outros, tudo para que a associação à segunda língua seja o mais suave possível. As aulas são dinâmicas, divididas entre português e inglês, com duração de 2 horas para cada uma. Em todas as atividades, os aspectos cognitivos, emocionais e sociais de cada crianças são levados em conta pelos educadores. Linguagem oral, matemática, música, natureza e sociedade, artes visuais e movimento são os principais eixos de trabalho desenvolvidos nas 10 aulas semanais.

HIGH SCHOOL

Os alunos do Ensino Médio contam, desde o ensino fundamental, com o melhor de dois mundos: a reconhecida preparação do Coleguium para o Enem e o ensino bilíngue, com certificado internacional de inglês das universidades de Cambridge e Michigan. É como se estivessem em intercâmbio e estudando para o vestibular ao mesmo tempo. Isso acontece porque o aluno do Coleguium Internacional aprende simultaneamente, a partir do 9º ano, os currículos brasileiro e americano, sempre com professores que possuem o inglês como primeira língua. Ao final da formação, os jovens saem fortemente preparados para enfrentar o Enem e com Certificado de Proficiência da Universidade do Missouri, sem precisar fazer mais nenhuma prova. Esse certificado é o passaporte para qualquer universidade americana, facilitando, e muito, o ingresso do aluno, mesmo naquelas instaladas na Europa ou em outros continentes.

MATÉRIAS ESTUDADAS

Algumas matérias do currículo brasileiro e americano são correspondentes (Química, Matemática, Biologia, Física, entre outros). Sendo assim, o aluno não precisa refazê-las em inglês. As disciplinas ensinadas no Coleguium Internacional desenvolvem a língua inglesa e formam jovens com senso crítico, preparados para um mundo cada vez mais competitivo e globalizado. Conheça as matérias específicas:

Speech (oratória)

Argumentação, debate e defesa de ideais são algumas das habilidades que os alunos aprendem nessa disciplina.

English (Literatura, redação e interpretação de texto)

Produção de inúmeras redações utilizando técnicas de escrita para o desenvolvimento de textos bem estruturados e persuasivos.

US History

Os principais aspectos relacionados à história americana moderna e a sua relação com os demais países são alguns dos temas abordados.

Goverment

Fundamentos de ambos os governos, brasileiro e americano, como esferas, instituições, processos democráticos, entre outros.

Economics

Fundamentos da economia de mercado relacionados a empresas, empreendedorismo, comportamento da oferta e da demanda, políticas fiscais, formação de preços e muito mais.

Marketing

Os processos de marketing, seus objetivos, resultados, a importância dentro de uma empresa e estudos de casos.

English Prep

O Coleguium Internacional é uma escola Brasileira  com ensino Bilíngue. Esse conceito nos impulsiona a oferecer o melhor do Brasil na aquisição da língua inglesa. Para cumprir esse desafio da construção da proficiência em inglês, criamos o curso “English Prep”.  Esse tem por objetivo preparar nossos alunos para um ensino médio de nível internacional (High School). Para tanto utilizamos elementos da metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning) que contempla o aprendizado integrado da língua inglesa e conteúdos escolares.  O princípio da  metodologia CLIL baseia-se na noção de que a linguagem é utilizada simultaneamente para aprender e comunicar, promovendo-se desta forma, não só a competência linguística no que diz respeito ao domínio da língua, mas também no que se refere aos diferentes assuntos explorados através da língua.

 As crianças são inseridas em um processo bilíngue que promove no aluno uma atitude positiva de autoconfiança face à aprendizagem da língua, estimula a consciência cultural, a internacionalização, bem como a preparação tanto para estudo e vida profissional, e aumento da motivação a nível escolar.

Para ingressar no curso o aluno deverá realizar uma prova de nivelamento para averiguarmos qual é o nível da criança. Esse processo deve acontecer antes do início do ano letivo ou no máximo até a 2ª semana de Fevereiro, pois o curso é anual e não semestral. Além disso, oferecemos turmas com  níveis diversos.*

Carga Horária:

  • No  Fundamental 1 – 175 minutos semanais, divido em 2 dias na semana.
  • No Fundamental 2 –  200 minutos semanais, divido em 2 dias na semana.
  •  As aulas do English Prep funcionam no contraturno do horário regular do aluno.

Oferecemos almoço e monitores para cuidar que nossos alunos estejam monitorados nos  dias de trabalhos integrais.

Distribuição de pontos:

  • 4 provas cada uma vale 15 pontos
  • 2 trabalhos cada um vale 15 pontos
  • 10 de participação.
* Para uma turma ser aberta devemos ter no mínimo 6 alunos.