Linha Pedagógica

Filosofia Pedagógica

É prioridade do Coleguium oferecer as melhores condições aos nossos alunos, para que possam desenvolver suas potencialidades, crescer como pessoas responsáveis e positivas em relação ao mundo, sempre visando a integridade e o respeito ao próximo, preparando-se para os desafios de uma sociedade globalizada e competitiva.

Para atingir esses objetivos, estamos atentos ao que fazemos agora. Ouvimos e refletimos sobre as demandas da sociedade e de nossos alunos, avaliamos o nosso desempenho, em todos os aspectos, identificando o que podemos fazer ainda melhor.

Ensinar é nossa função primordial e para isso não medimos esforços. Desafiamos, cobramos e orientamos nossos alunos, para que se tornem capazes de fazer as melhores opções de vida, com segurança, conhecimento e consciência.

 

Não sabemos o que o mundo de amanhã reserva aos nossos filhos. As mudanças são rápidas e surpreendentes, mas reconhecemos que a criatividade, versatilidade e iniciativa são palavras ­chave para uma sociedade globalizada do século XXI. Uma sociedade que espera pessoas criativas, capazes de imaginar soluções a partir de mecanismos inovadores; pessoas versáteis, capazes de se adaptar rapidamente a novas realidades e situações; pessoas com iniciativa, capazes de assumir posições e tomar atitudes eficientes e coerentes diante de novos desafios; pessoas cultas, capazes de respeitar o modo de pensar e agir de outras pessoas e de outras culturas. Este é o perfil do cidadão que nos propomos a ajudar a formar.

Para isso, o COLEGUIUM se apóia numa proposta educacional pautada na conciliação dos valores tradicionais do ensino, com metodologias modernas que valorizam o desenvolvimento humano. Acompanhamos os avanços das concepções educacionais e, a partir delas, planejamos, aplicamos e avaliamos a nossa prática pedagógica, fazendo da nossa trajetória um processo permanente de aprendizagem, ao qual denominamos “Ensino Estruturado”.