2013 | ANO DE GRANDES MUDANÇAS

O processo de expansão do Coleguium dá um grande salto, com quatro novas Unidades. Reforma de prédio em Lourdes para implantação de unidade infantil. No meio do ano ganhamos a licitação feita pela mineradora Anglo American, para gerir sua escola em Conceição do Mato Dentro e no segundo semestre adquirimos as duas unidades do Colégio Frei Orlando.

Mais uma vez nossos alunos da Unidade Integral estiveram entre os melhores do ENEM, considerando a nota de Redação, conquistamos a 10ª posição nacional, 5ª posição de Minas e 3ª posição em Belo Horizonte. A área de Comunicação foi nosso maior destaque (4ª posição nacional), seguida de Redação e Matemática (8ª posição nacional). Infelizmente os dados não foram divulgados no tempo esperado e, assim como várias outras escolas de ponta, tivemos de entrar com recurso no MEC para que os resultados fossem divulgados. Não obtivemos o resultado dos alunos do curso regular.

O Sisco entrou em funcionamento, facilitando a análise de resultados e o acompanhamento pelos responsáveis. Um grande avanço foi a inclusão das estrelas, como referencial de aproveitamento dos alunos e também o processo dos pontos disciplinares, viabilizando um acompanhamento muito próximo da vida escolar do aluno.

Para melhorar o contato com os alunos e famílias, iniciamos a implantação da TV Coleguium, um canal de comunicação para veiculação de vídeos produzidos pelos alunos ou nossa equipe de comunicação. Também foi um canal criado para disponibilizar links de acesso a vídeos que consideramos compatíveis com a nossa proposta de trabalho.

Foi também neste ano que implantamos o projeto ¨Conexão Ciências¨ que permite aos alunos do Infantil 4 ao 9º Ano do Fundamental, se apropriar do método científico como ferramenta para suas pesquisas. Um grande salto, que certamente refletirá na melhoria dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos para o Projeto X e, depois de algum tempo, para os anos da Universidade e toda a vida.

Preocupados com as escolhas profissionais dos nossos alunos, realizamos, pela primeira vez, a nossa Feira de Profissões. No dia em que os alunos compareceram à UFMG para realização do simulado do ENEM, tiveram a oportunidade de conversar com estudantes dos cursos de graduação (ex alunos do Coleguium) e profissionais da área, além de visitar o campus da UFMG.

Na área esportiva aconteceu, pela primeira vez, a nossa Copa das Unidades, voltada para os alunos do curso de futsal do CEC. Alunos das turmas do CEC de todas as Unidades disputaram um campeonato que se estendeu de abril a outubro, com jogos nas respectivas quadras, sempre aos sábados.

Também nos esportes nossas equipes foram destaque, conquistando os primeiros lugares nos principais campeonatos. Também estivemos presentes em todas as olimpíadas científicas, com resultados expressivos.

Com a expansão da escola, tivemos de fazer melhorias em várias unidades.

  • Unidade Ouro Preto: Concluímos a reforma do antigo prédio administrativo, que recebeu três novas salas de aula. Construída uma nova portaria para a Educação Infantil.
  • Unidade Jaraguá: Ganhou a cobertura de um pátio central, melhorando a circulação dos alunos e melhores condições para atividades em dias chuvosos.
  • Unidade Gutierrez 1 (Educação Infantil): Passou por uma grande intervenção, ganhando novas salas para o Infantil 1, reforma completa na Secretaria e sala para Coordenação, ampliação da cozinha e reforma do parquinho.
  • Unidade Gutierrez 3 (Ensino Fundamental 2): Todo o prédio passou por enorme transformação, adequando-se ao ambiente escolar, recebendo quatro salas de aula, biblioteca, multimeios e cantina.
  • Unidade Manacás: Teve os banheiros reformados e a biblioteca montada e equipada.
  • Unidade Ouro Preto Integral: Ganhou novo pátio de convivência para os alunos e ar condicionado em todas as salas de aula.
  • Unidade Jardim Canadá: Ganhou a cobertura da quadra esportiva e ampliação da cobertura da área de convivência.