2012 | IMPLANTAÇÃO DA UNIDADE ADMINISTRATIVA

Iniciamos o ano com 3209 alunos, sendo 1024 no Ouro Preto, 255 no Jaraguá, 540 no Santa Amélia, 318 no Castelo, 135 no Gutierrez Infantil, 161 no Gutierrez Fundamental, 72 no São Luís, 161 no Manacás, 93 no Ouro Preto Integral, 260 no Jardim Canadá e 190 na nova Unidade Lagoa Santa. Um crescimento de 31% em relação ao início do ano anterior.

A Unidade do Pré-Vestibular passou a se chamar Unidade Ouro Preto Integral, com alunos da 1ª à 3ª Série, em horário integral, e também a turma do Pré-Vestibular.

O crescimento da escola nos levou a algumas melhorias de infraestrutura. Destaque para a criação de algumas salas de aula na Unidade Ouro Preto, construção de mais duas amplas salas e revitalização do parquinho infantil na Unidade Santa Amélia, mudança da biblioteca e secretaria na Unidade Castelo, divisão de sala e reforma da cozinha da Unidade Gutierrez Infantil, locação de novo prédio para receber os alunos do Fundamental 2 na Unidade Gutierrez Fundamental, reformada sala multimeios da Unidade Manacás, criação da sala de estudos e sala para o pré-vestibular na unidade Ouro Preto Integral, locação de mais um prédio para futura expansão da Unidade Jardim Canadá, reforma completa da Unidade Lagoa Santa, com construção de banheiros, parquinho infantil, instalação de telhados, secretaria e áreas provisórias para biblioteca, cantina e sala dos professores.

Com a nova marca, implantamos vários símbolos do Coleguium. As corujas, tema do ano se transformaram no animal símbolo do Coleguium e a Coruja Gui, o nosso mascote. Também foi criado um Hino para o Coleguium, com letra e música do Coronel Marcelo Álvaro de Souza. Nasceu também uma nova bandeira com os símbolos dos nossos valores e virtudes.

As Casas Estudantis foram aperfeiçoadas, transformaram-se em quatro ordens (Alfa, Beta, Delta e Gama), com seus Senhores, Mestres e Guardiões. As competições passaram a acontecer dentro de cada Unidade, com uma Ordem vencedora a cada etapa.

Com a ampliação do número de alunos em todas as unidades, especialmente Ouro Preto e Santa Amélia, julgamos que era chegado o momento de concentrar toda a administração em um só prédio, gerando mais eficiência e aproximação entre os diversos setores. Locamos uma casa espaçosa na av. Alfredo Caramate e para lá transferimos toda a administração.

No meio do ano, com a mudança da profa. Patrícia, Diretora Pedagógica para o Rio de Janeiro, optamos por uma mudança na concepção do cargo. Eliminamos a Diretoria Administrativa e criamos duas gerências pedagógicas. Uma para a Educação Infantil e Fundamental 1, para a qual convidamos a profa. Flávia Márcia, Supervisora do Fundamental 1 e outra para o Fundamental 2 e Ensino Médio, que passou a ser exercida pela profª Daniele Passagli, Supervisora de Matemática. Também na área pedagógica, criamos a Supervisão Executiva, que ficou a cargo da Supervisora Daniella Maia, com atribuições de visitar e avaliar o desempenho de todos os professores do Infantil e Fundamental 1.

Foi no segundo semestre que, pela primeira vez, fizemos o concurso “Coleguium com estilo”, um concurso aberto aos estudantes de moda para a produção de camisetas que foram utilizadas como uniforme no próximo ano, com tiragem limitada. A votação foi feita via Facebook e voto direto dos alunos.