2011 | COLEGUIUM ENTRE AS DEZ MELHORES DO BRASIL

Iniciamos o ano com 2440 alunos, sendo 894 Ouro Preto, 219 no Jaraguá, 436 no Sta. Amélia, 256 no Castelo, 115 no Gutierrez Infantil, 131 no Gutierrez Fundamental, 60 no São Luís, 103 no Manacás, 27 no Pré-Vestibular e 201 no Jardim Canadá. Um crescimento de 23% em relação ao início do ano anterior.

Convidamos a profª Rita Leal, diretora da Unidade Manacás, para o cargo de diretora da Unidade Ouro Preto, liberando o Daniel Machado para o cargo de Diretor Executivo. Na Unidade Jaraguá, perdemos a profª Geth Latine, que, por mais de dez anos, foi uma grande colaboradora da escola, mas transferiu-se com a família para Lavras. Para o seu lugar, promovemos a profª Mirian Cerqueira, coordenadora da mesma Unidade. Com a transferência da profª Rita, convidamos a profª Cléa Prado, coordenadora da Unidade Gutierrez Infantil, para o cargo de diretora da Unidade Manacás. No Pré-Vestibular, confirmamos o cargo de direção para o jovem Lucas Madsen, nosso ex-aluno e para a Unidade Jardim Canadá, confirmamos o nome da profª Luciana Medeiros, também coordenadora da Unidade Gutierrez infantil.

Em julho, adquirimos a Escola Leonardo da Vince, em Lagoa Santa. Assim, nasceu o Coleguium Lagoa Santa, com 84 alunos do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental. Para a direção da nova Unidade, convidamos a Coordenadora da Unidade Santa Amélia, profª Cléia Chamon.

O crescimento do nosso número de alunos nos levou a algumas melhorias de infraestrutura em toda a Rede. Destaque para a reforma da biblioteca da Unidade Jaraguá, nova quadra na Unidade Santa Amélia e reforma completa da Unidade Jardim Canadá, com ampliação de salas, construção de quadra, cantina, sala de artes e palco.

Depois de 12 anos, fizemos mais uma reformulação na marca da escola, com a adoção da cor azul e criação de nova logomarca, apresentada aos pais e alunos durante o Dia da Família (Agosto).

O ano de 2011 foi declarado pela ONU como o “Ano Internacional das Florestas” o que justificou a escolha do tema “Florestas” para nortear nossos trabalhos. Ainda falando em temas, em maio, durante a Semana Literária, inauguramos a “Biblioteca Cecília Meireles”, na Unidade Jaraguá. A “Semana do Meio Ambiente” abordou o tema “Preservação das Florestas”.

O ano também foi marcado pela consolidação das Casas Estudantis, cuja proposta foi estendida também para os alunos do Fundamental 1, a partir do segundo semestre. Foi a partir deste ano que o “Festival de Dança” retornou ao Coleguium, em novo formato e integrado às Casas Estudantis.

O Dia da Família, aconteceu pela primeira vez, no Parque das Mangabeiras, um espaço mais amplo e interessante para receber alunos de todas as Unidades.

Em setembro foi divulgado o resultado do ENEM 2010 e tivemos a grata satisfação de ver o Coleguium com o 3º melhor resultado em Belo Horizonte, 4º em Minas Gerais e 10º lugar no Brasil. Esse resultado nos posicionou muito bem diante da mídia local e nacional.

Foi também um ano brilhante para as equipes do Coleguium:

  • Equipe de Futsal Sub 9, campeã da Copa Meritus, da Copa Mercantil e 2º lugar do Metropolitano,
  • Equipe de Futsal Sub 11, 4º lugar na Copa Mercantil e Metropolitano;
  • Equipe de Futsal Sub 15, 3º lugar na Copa Intercolegial e 4º lugar na Copa Mercantil;
  • Equipe de Handebol Mirim, campeã do Metropolitano;
  • Equipe de Handebol Infantil, 4º lugar no Metropolitano.
  • Nossos alunos disputaram todas as Olimpíadas Científicas:
  • Olimpíada Mineira de Química, 1 Menção Honrosa
  • Concurso Canguru sem Fronteiras (Matemática), 4 medalhas de Ouro, 4 de Prata, 9 de Bronze e 16 Menções Honrosas.
  • Olimpíada Mineira de Matemática: 1 medalha de Ouro, 1 de Prata e 2 de Bronze
  • Olimpíada Brasileira de Matemática, 2 medalhas de Prata.