2010 | IMPLANTAÇÃO DAS ORDENS ESTUDANTIS

Iniciamos o ano com quase 1956 alunos, sendo 789 no Ouro Preto, 206 no Jaraguá, 422 no Sta. Amélia, 239 no Castelo, 106 no Gutierrez Infantil, 78 no Gutierrez Fundamental, 47 no São Luis e 69 no Manacás. Um crescimento de 17% em relação ao início do ano anterior.

A Unidade Manacás foi assumida pela profa. Rita, até então coordenadora do Ensino Médio do Ouro Preto. Para a Unidade São Luis, levamos a profª Fátima Trópia, coordenadora da Educação Infantil do Ouro Preto. Ela assumiu no lugar da profª Marta Monteiro que foi para a direção da Unidade Gutierrez Fundamental, substituindo a profª Luciana Medeiros que optou pela coordenação da Educação Infantil e, no final do ano, assumiu a direção da recém adquirida Unidade Jardim Canadá.

Nesse contexto, recebemos nossos primeiros 8 alunos para o Pré-Vestibular, uma iniciativa que busca viabilizar a melhor organização por área de interesse da turma do 3º Ano do Ensino Médio. Esse também foi um ano de inovação nesse segmento. Para melhor atender ao perfil dos alunos criamos dois modelos de Ensino Médio: o Integral com carga horária de 1.680 aulas e o Regular, com 1.280 aulas anuais. Com essa diferenciação os alunos do Integral terão condições de concluir os conteúdos do Ensino Médio em 2 anos e os do Regular em 2 anos e meio. O restante da carga horária será destinada a revisão de conteúdos para o vestibular.

Para viabilizar e melhor acolher os alunos do Pré-Vestibular, optamos por abrir uma Unidade exclusivamente para esses alunos do 3º Ano do Ensino Médio Integral. Reformamos uma casa na Rua Funchal (bairro Ouro Preto) que foi inaugurada em agosto e cuja direção foi assumida por um ex aluno (turma 2008), Lucas Madsen. A Unidade Santa Amélia recebeu sua primeira turma do Ensino Médio Regular, com cerca de 35 alunos.

No final do ano, assumimos a Escola Conviver, no Jardim Canadá. A escola contava com cerca de 120 alunos da Educação Infantil e Fundamental 1. Na mesma região havia a escola Decroly, que em vias de fechar, encaminhou mais 60 alunos do Infantil ao Fundamental 2. No final do ano fizemos os projetos para reforma completa da nova Unidade.

O crescimento da escola nos levou a algumas melhorias de infraestrutura. Destaque para a quadra na cobertura da Unidade Gutierrez Fundamental, reforma de salas de aula na Unidade Jaraguá, construção de novas salas da Unidade Castelo e aquisição da casa ao lado dessa Unidade para ampliação. Na Unidade Santa Amélia, a construção de novo palco no pátio central e nova sala para o Ensino Médio.

2010 foi o ano da Copa do Mundo na África do Sul, o que justificou a escolha do tema “África” para nortear nossos trabalhos. Ainda falando em temas, em abril, durante a Semana Literária, inauguramos a “Biblioteca Ziraldo”, na Unidade Santa Amélia. A “Semana do Meio Ambiente” abordou o tema “Preservação das espécies”.

Em julho foi divulgado o resultado da edição do ENEM 2009. Mais uma vez ficamos entre as dez melhores escolas de Belo Horizonte (7ª colocação em BH, 13ª em Minas Gerais e 97ª no Brasil.

Outra inovação deste ano foi a criação das “Casas Estudantis”, formadas por alunos do Fundamental 2 e Ensino Médio. Representando suas “Casas”, os alunos teriam várias competições ao longo do ano. A cada competição, pontos são marcados e a Casa vencedora é premiada no final do ano. Pela primeira vez os Jogos da Independência – JIN, aconteceram com os alunos defendendo suas Casas.

Também foi neste ano que aconteceu o primeiro “Dia da Família”, uma evolução da “Caminhada da Família”. Em agosto reunimos todas as famílias dos nossos alunos no Parque Ecológico da Pampulha para além da caminhada, um piquenique e muitas brincadeiras organizadas pela equipe de Educação Física.

Outros eventos também foram reformulados. As formaturas do 5º Ano deixaram de acontecer e as apresentações das aulas de música passaram a integrar o Festival de Teatro. Também foi neste ano que reorganizamos as apresentações do Festival de Teatro, com montagens nas Unidades Santa Amélia e Ouro Preto, cada uma recebendo uma parte do repertório.

As equipes do Coleguium também cresceram muito. Pela primeira vez nossos alunos forma premiados, com a equipe Sub 9, ganhando o 3º lugar na Copa Mercantil e o 2º lugar na Copa da Federação.

Nossos alunos disputaram todas as Olimpíadas Científicas, e um deles ganhou medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática (única equipe ganhadora de MInas), Olimpíada Mineira de Matemática e também na Olimpíada de História.

No vestibular também obtivemos resultados significativos, com 80% dos alunos disputando a 2ª etapa da UFMG e o 1º lugar geral na UEMG.