2009 | CONSOLIDAÇÃO DE UM FORTE TRABALHO PEDAGÓGICO

Iniciamos o ano com cerca de 1673 alunos, sendo 736 no Ouro Preto, 217 no Jaraguá, 214 no Castelo, 342 no Santa Amélia, 104 no Gutierrez Infantil e 60 no Gutierrez Fundamental, nossa mais nova Unidade. Um crescimento de 14% em relação ao final do ano anterior.

O ano 2009 foi declarado pela ONU como o Ano Internacional da Astronomia, uma homenagem aos 400 anos da invenção da luneta, por Galileu Galilei. Por este motivo, esse foi escolhido como tema do ano.

Este foi ano da consolidação de um trabalho pedagógico de primeira qualidade, atestada pelos resultados no ENEM 2008. O Coleguium se posicionou com o 3º melhor resultado em Belo Horizonte, 4º colocado em Minas Gerais e 13º colocado no Brasil (Cerca de 26 mil escolas participaram do ENEM).

Os excelentes resultados obtidos foram devidos aos nossos avanços na carga horária do Ensino Médio e ao aumento da exigência nos estudos em todos os segmentos. Com a nova equipe de Supervisão trabalhando, conseguimos melhorias significativas no material complementar produzido pela escola. A ampliação da equipe de supervisão pedagógica também foi decisiva para esse processo, pois passamos a contar com especialistas para as diversas áreas, zelando pelo planejamento, elaboração de provas e revisão de grades de todas as disciplinas.

Em abril, foram finalizadas as obras de implantação da nova Unidade Gutierrez Fundamental, sob a direção da Profª. Luciana Medeiros, antiga coordenadora da mesma Unidade.

Dando prosseguimento aos nossos planos de expansão, adquirimos, no segundo semestre, o Infância, escola Infantil no bairro São Luís. Com cerca de 75 alunos, demos início à Unidade Coleguium São Luís, dedicada exclusivamente à Educação Infantil. Para a direção da nova Unidade, convidamos a Profª. Marta, antiga coordenadora da Educação Infantil da Unidade Jaraguá, que, ao final do ano, foi transferida para a Unidade Gutierrez, abrindo espaço para a Profª Fatinha assumir a nova Unidade.

Também, ao final do ano, assumimos a escola Monte Castelo, no bairro Castelo Manacás. Escola que estava há 15 anos no bairro, mas em situação muito precária, com apenas 55 alunos. Com essa aquisição, criamos nossa oitava Unidade, que atenderá a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.

O Sistema Platão também avançou muito, nos fornecendo dados mais precisos e claros para a gestão da escola. Um novo módulo foi desenvolvido, mudando radicalmente o processo de matrículas que passou a ser exclusivamente on line.

Os processos de avaliação de desempenho foram aperfeiçoados e começaram a ser integrados ao sistema Platão. Durante a festa dos educadores, em outubro, distribuímos, pela primeira vez, prêmios em dinheiro aos melhores do ano.