2005 | CONSOLIDAÇÃO DO CEC

Iniciamos o ano com 1052 alunos, sendo 499 no Ouro Preto, 263 no Jaraguá, 107 no Castelo, 183 no Santa Amélia.

O ano começou com a apresentação da nova cantina (Unidade Ouro Preto) aos alunos, agora já servindo almoço e jantar. Com esse importante passo, estava aberto o caminho para a ampliação do tempo de permanência dos alunos do Fundamental II e Ensino Médio na escola. A escola passou a ficar aberta até as 21 horas e a sala de informática, totalmente renovada, passou a atender a um número muito maior de alunos e pais. O CEC foi ampliado com novos cursos e toda sua organização foi incorporada ao sistema administrativo da escola.

Foi o ano de consolidação do horário integral na Unidade Castelo, que passou a oferecer, tal como já ocorria na Unidade Jaraguá, atividades para os alunos durante todo o dia, além das aulas: lanche da manhã e tarde, almoço, jantar, acompanhamento de Para Casa e recreação.

Para o Ensino Médio da Unidade Ouro Preto, iniciamos o programa de seminários nas terças-feiras, com a presença de profissionais de diversas áreas. As provas passaram a acontecer aos sábados. Na grade curricular inserimos a aula de Práticas de Laboratório.
Implantamos o programa de sábados abertos para a comunidade, com sala de informática, quadras, piscinas, cantina, etc., funcionando para todos os nossos alunos.

Implantamos, pela primeira vez, o Guia de Acompanhamento Escolar para alunos de 5ª a 8ª Séries, uma importante ferramenta de gestão escolar, que permite aos pais acompanhar o desempenho dos filhos.

Buscando dar mais oportunidades de estudo aos alunos, tornando-os aptos a enfrentar as exigências pedagógicas da escola, no segundo semestre implantamos, com sucesso, as Maratonas de Estudo, com duração de quatro horas/aula, nas vésperas das provas. Uma iniciativa acertada, que será aperfeiçoada para os próximos anos.

Em julho, nos associamos com o curso de inglês Fell Free, que encerrou suas atividades no bairro e trouxe para dentro da escola toda a sua estrutura, fortalecendo o CEC com o Núcleo de Línguas, atendendo aos alunos da escola e também da comunidade.Em Setembro, aconteceu mais uma edição dos Jogos da Independência, na sede do Pampulha Iate Clube, com o Coleguium Ouro Preto sagrando-se campeão e um grande avanço da Unidade Santa Amélia.

Foi também no segundo semestre que, pela primeira vez, iniciamos a preparação dos alunos para a segunda etapa do vestibular da UFMG. Os resultados foram promissores, com 14 dos 30 alunos do Terceiro Ano aprovados na primeira etapa e x alunos aprovados na segunda. Quatro alunos do Segundo Ano também foram aprovados na primeira etapa, na qualidade de treinantes.

Iniciou-se o processo de fortalecimento dos esportes na escola, com a formação da equipe de futebol iniciante, com alunos da 1ª e 2ª Séries. Pela primeira vez, o Coleguium participou da Copa BH, conquistando o terceiro lugar e o aluno Rafael, da 1ª Série, como artilheiro da copa.

O ano também foi marcado pelo planejamento de uma profunda modificação no Ensino Médio, que a partir de 2006, se assumiria como uma escola de tempo integral. Para isso, todos os cursos oferecidos pelo CEC passariam a se integrar à grade curricular do aluno.