2004 | MOMENTO DE PARADA E REFLEXÃO

Iniciamos o ano com 1039 alunos, sendo 534 no Ouro Preto, 248 no Jaraguá, 96 no Castelo, 161 no Santa Amélia.

A implantação da unidade Funcionários, resultado da fusão com a escola infantil Galileu Galilei não foi positiva, tendo sido desfeita antes do início do ano letivo. Este e outros investimentos mal feitos forçaram à retomada de vários pontos que haviam sido deixados de lado. Fizemos sérios ajustes no nosso orçamento, com profundos cortes de despesas e pessoal. O prof. Virgílio retomou a direção da Unidade Ouro Preto, que passou a gerir a Rede. A direção da Unidade Santa Amélia foi assumida pelo prof. Alexandre Gobbo, ocasionando assim a extinção da diretoria de marketing. A professora Meire Passos assumiu a direção pedagógica da Rede.

Este pode ser caracterizado como o ano da “freiada”. Todos os nossos esforços se concentraram na saúde financeira da escola e redobrada atenção ao nosso dia-a-dia.

As unidades se tornaram mais autônomas, assumindo o controle de toda a gestão administrativa financeira, o que lhes deu maior responsabilidade e compreensão dos seus processos.

Os Jogos da Independência aconteceram no Olímpico Clube e o Coleguium Ouro Preto mais uma vez se sagrou campeão. Pela primeira vez, a unidade Santa Amélia participou dos jogos, na categoria A.

Preocupados com a formação dos nossos jovens, levamos para o Ensino Fundamental I a cadeira de Ética e mudamos o foco do trabalho também no Fundamental II.

Com a entrada de Daniel Machado na equipe, o CEC – Centro de Extensão Coleguium – começou a ser organizado com o objetivo de oferecer, aos alunos e pais, serviços educacionais complementares, como aulas extras de futebol, judô, balet, xadrez, etc. Muitas dessas aulas já existiam, mas não contavam com uma organização adequada. Com a implantação do CEC, a cantina da escola foi retomada pela escola e no seu lugar surgiu o NEA – Núcleo de Educação Alimentar – que passou a oferecer um lanche coletivo ainda mais saudável para os alunos da Educação Infantil.

A Unidade Santa Amélia fez um grande investimento na área esportiva, com a construção da sua primeira quadra poliesportiva e recuperação da piscina.