2001 | IMPLANTAÇÃO DO TERCEIRO ANO INTEGRADO

Percebendo que o nosso Ensino Médio estava apresentando problemas sérios, com alunos pouco empenhados, optamos por uma grande virada. Assumimos que o nosso objetivo seria a preparação dos alunos para o vestibular, abrindo mão de uma série de sonhos que não se mostravam possíveis para o momento. Foi difícil, pois mudamos toda a equipe de professores e fizemos uma parceria com o pré-vestibular Elite, que implantou o Terceiro Ano Integrado e deu um novo ritmo ao Ensino Médio, exigindo grande dedicação e empenho por parte dos alunos.

Com as importantes reformulações propostas, os cursos optativos passaram a ser ministrados na parte da tarde e os alunos da 8ª Série se integraram ao processo.

As mudanças ocorridas no Ensino Médio logo se refletiram nos demais segmentos. Optamos então por exigir mais dos alunos de 5ª a 8ª Séries e fizemos também uma mudança radical no Ensino Fundamental I, que passou a utilizar livros didáticos.

Buscando oferecer mais estrutura para o esporte e lazer dos nossos alunos e funcionários, firmamos convênio com o CLAM – Centro de Lazer do América. Dessa forma, os funcionários que optaram e todos os nossos alunos do Fundamental II e Ensino Médio passaram a ser sócios do clube.

Percebemos que o nosso ritmo de produção de material didático para o Ensino Infantil e Fundamental I não atenderia mais ao novo patamar de exigências que estávamos estabelecendo, portanto, todos os projetos seriam arquivados para posterior retomada. Mantivemos alguns projetos em todas as séries para complementar a carga horária, já que apenas o material do livro se mostrava insuficiente. O nosso departamento de programação visual passou a atuar com maior dedicação à Educação Infantil.

A ideia de criação de uma Rede de Ensino também se configurava com mais clareza. Partimos então para a montagem de uma nova unidade de Educação Infantil, no bairro do Castelo, tendo as irmãs e mães de alunos, Cecília e Denise Gobbo como sócias.

O tema do ano foi “2001 – uma odisséia no espaço”, uma homenagem a um clássico do cinema, que despertava nos alunos a possibilidade de fantásticas viagens.

Mais uma vez o Coleguium se sagrou campeão dos Jogos da Independência, desta vez ocorridos no CLAM.

Ao encerrar o ano, a unidade Ouro Preto contava com 529 alunos, o Jaraguá com 217 e o Castelo, iniciando suas atividades no segundo semestre, com 6 alunos. No total, contávamos com 752 alunos.