2000 | IMPLANTAÇÃO DA UNIDADE JARAGUÁ

Como tema do ano, escolhemos “Etnias”, uma homenagem ao nosso país, que celebrava os 500 anos do desembarque dos portugueses no nosso litoral.

A partir dos contatos que passamos a fazer com as várias escolas, especialmente de Educação Infantil, nos deparamos com o Instituto São Domingos, uma pequena escola no bairro Jaraguá, que funcionou por mais de 30 anos, mas que se encontrava em fase de fechamento. Julgamos que seria uma boa oportunidade de expansão, pois embora o prédio necessitasse de grandes reformas, possuía espaço suficiente para ser uma boa escola. Assumimos o controle, fizemos o projeto de reforma e iniciamos as atividades, com menos de 50 alunos.

Para a sua direção, contratamos a pedagoga Gethsemani Latine. Estávamos dando o primeiro passo para a constituição de uma Rede de ensino. Ao final do ano, fizemos a fusão do Coleguium Jaraguá com o Instituto Educacional Oficina das Letras, que atuava muito próximo, mas apenas com o segmento da Educação Infantil. Ficou definido que, a partir do ano 2001, as duas escolas estariam reunidas sob uma única bandeira, permanecendo as crianças do berçário, Infantil 1, 2 e 3 na sede da Oficina das Letras e os demais seriam reunidos no prédio do Coleguium Jaraguá. A diretora Gethsemani, foi para a unidade Ouro Preto para assumir a supervisão do Ensino Fundamental I.

O Coleguium se sagrou campeão do segundo JIN (Jogos da Independência), que este ano contou também com a Escola Americana. Os jogos aconteceram nas escolas e também nas quadras do colégio Estadual Central.

Também foi no ano 2000 que realizamos a nossa primeira “Feira de Idéias”, com o objetivo de mostrar à comunidade um pouco do trabalho desenvolvido pelas turmas.

Já com a preocupação de formatar um Ensino Médio voltado para o vestibular, implantamos os “Cursos Optativos”. Alunos das três séries do Ensino Médio se reuniriam em grupos por áreas de interesse. Os “optativos” supririam as nossas carências curriculares nos campos de artes, filosofia, esportes e principalmente, servindo como um vasto campo para o conhecimento das inúmeras possibilidades profissionais. Foram criados três blocos de cursos, ministrados nas quartas-feiras pela manhã.

Chegamos ao final do ano 2000 com 506 alunos na unidade Ouro Preto e 124 alunos na unidade Jaraguá, totalizando 630 alunos entre as duas unidades.